Hoje é dia de...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hoje é dia de... dizer não.

Talvez você conheça aquela velha história que conta que John Lennon se apaixonou por Yoko Ono ao visitar uma exposição conceitual dela e, subindo em uma escada para ver uma obra que só era acessível assim, ter descoberto que a obra em questão era composta por uma única palavra escrita no teto: SIM.

Naquela época, virada dos anos 60 para os 70, dizer não era um importante gesto territorial. Talvez pela primeira vez na história do ser humano, questionar se transformava, aos poucos, em um ato de escolha pela liberdade. Mas como toda escolha coletiva, dizer sim individualmente, naquele momento, também podia ser uma atitude libertária. O suficiente para atrair um dos Beatles!

Hoje, vivemos outros tempos. Dizer sim, quase sempre, é desistir de uma visão pessoal. Sim é o que se diz para o que as pessoas esperam da gente. A questão é (ou deveria ser): o que queremos para nós mesmos – ou para nossas vidas?

É vital aprender a dizer não. Sem agressividade. Naturalmente. “Não, eu não quero agir como você espera”. “Não, eu não vou aceitar o que, dentro de mim, eu rejeito”. Não, eu não preciso ser quem eu não sou.

Diga não. Com um sorriso. Que abrirá caminho para muitos sims!

Nenhum comentário:

Postar um comentário