Hoje é dia de...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Hoje é dia de não tomar veneno


Não, a conversa não é sobre alimentação saudável ou sobre vícios químicos. Poderia ser, mas não é. Hoje é dia de outra coisa, de pensar sobre o quanto a gente envenena a vida quando presta atenção ao que não nos faz bem. 
Ela fuça a vida online do ex, revira fotos e estraga o próprio dia quando descobre que ele tem um novo relacionamento. Uma bela dose de veneno.




Ele investe seu tempo falando mal dos colegas, do chefe, fincando a atenção na “concorrência”. Amaldiçoa o sucesso alheio e se acha injustiçado. Outra dose de veneno. Dupla.
Ela ganha vários elogios e uma crítica reticente – e perde o sono, só dando valor à crítica. Puro veneno.
A maioria dos venenos, a gente toma por iniciativa própria. 
Justificamos o tempo que passamos lidando com o lado negativo da vida de várias formas. Dizemos que é uma defesa. Que temos que tomar cuidado com os outros. Que não queremos ser os últimos a saber. Que os culpados são “eles”.
Que tal assumir uma culpa diferente? Que tal fazer questão de ser ignorante, ou seja, ficar feliz com a falta de informação sobre “o inimigo”? Que tal deixar o passado... passar? 
Que tal centrar forças no que nos alimenta, no que nos faz bem, no que nos reforça e estimula a criar, a agir, a construir a felicidade? 


Que tal recusar o veneno que nossas próprias mãos e olhos nos dão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário