Hoje é dia de...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Hoje é dia de... tolerância

Palavra é feia, mas menos feia que intolerância, aquela visão “cercada” das coisas que costuma servir de base para a maioria dos momentos mais vergonhosos dos seres humanos. Culminando com a guerra... quando é usada e manipulada pela ganância. Os poucos que lucram usam a intolerância de um povo.

Na nossa vida, a falta de tolerância costuma ser mais sutil. Cada vez menos confessada, mas ainda assim, presente a cada minuto. Em um tempo em que a união civil foi aprovada, em que o racismo é crime, vem o outro lado: não há dia em que a mídia não fale em bullying. Em parte, porque, claro, a mídia se repete e se copia. Mas sobra uma parte maior e pior: bullying é intolerância do dia-a-dia, é horror à diferença. Iguais não sofrem bullying.

Não custa tentar provar que o ser humano pode combater essa tendência a reagir com violência, que nem precisa ser física. Não custa tentar fazer parte da talvez maioria silenciosa que não tem problemas em aceitar as diferenças.

Se somos todos diferentes e únicos, por que não praticar e ensinar a praticar a tolerância real, a tolerância vizinha, aquela tolerância bem pequena e firme, que simplesmente não rejeita o que não é igual?

Hoje é dia de... deixar cada pessoa ser quem é, com seu brilho único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário