Hoje é dia de...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Amigo das horas fáceis"


Parecia de propósito. Sempre que uma data especial, emocionante, estava chegando, acontecia uma briga horrível, do tipo que deixa o dia cinzento. Ela não conseguia, de jeito nenhum, lembrar qual a causa da discussão. Era uma explosão. Ele era seu namorado há muito tempo e ela sabia que eles se encaixavam lindamente no clichê “feitos um para o outro”. Menos nas datas que eram especiais – para ela. Aniversário? Uns dois dias antes ele começava a ficar estranho e, pelo menos uma vez, ele só tinha voltado a ligar para ela no dia seguinte, depois da festa nada festiva. Cada conquista vinha de mãos dadas com uma discussão aleatória.

Por outro lado, ele era o primeiro a ajudar, nos momentos difíceis. Levava ao médico. Dava conselhos. Era mestre em fornecer apoio nas indignações contra professores, família, amigos. Era o ombro amigo perfeito. O companheiro ideal para os momentos infelizes.

Irmãos, amigos, namorados... se prestarmos atenção, muito provavelmente vamos perceber que conhecemos várias pessoas que são incapazes de conviver com a felicidade alheia. Talvez eles enxerguem a vida como uma escada, em que vence quem chega primeiro ao topo – e o topo é a realização.



Isso explica os lindos gestos de acolhimento quando não estamos bem, que provam que eles estão na nossa frente, nessa escalada pela felicidade. Quando conquistamos algo importante, eles explodem em energia negativa, na tentativa de colocar para baixo, literalmente, a pessoa que eles só conseguem ver como competidor.

E você? É do tipo que aplaude ou do tipo que consola? Você permite a felicidade do outro? E está cercado de pessoas que ficam felizes quando você está feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário